A comunicação ocorre quando emitimos uma mensagem por meio da linguagem e esta é compreendida. Esta ação é de extrema importância e faz parte da sobrevivência e desenvolvimento humano. Serão apresentados os conceitos básicos de comunicação, utilizando alguns fatos do filme americano “O Terminal”, lançado em 2004, dirigido por Steven Spielberg, tendo Tom Hanks como ator principal no papel de Viktor Navroski. Na trama, ele teve sua entrada nos EUA negada e não pôde voltar a seu país de origem, a fictícia Krakozhia, devido a um golpe de estado. Ele fica preso no aeroporto os nove meses seguintes.
“Para que a comunicação se realize com sucesso, é necessário que cada um compreenda bem o que o outro diz”.
A primeira observação que pode ser feita é sobre a importância de dominar a língua do país para onde se pretende viajar, coisa que não ocorre e isso traz muitos transtornos. Viktor enfrenta muitas dificuldades, e isso fica evidente em momentos que ele tenta se comunicar com outras pessoas e até mesmo com o Dixon, para entender o que houve com seu visto, e o motivo dele não poder sair do aeroporto, entre outras situações.
Diante dessas dificuldades, para estabelecer comunicação e entender tudo o que ocorre a sua volta, Viktor cria sua didática por meio de comparações usando os três tipos de linguagens:
A linguagem mista, identificada por conter tanto palavras como cores, desenhos, símbolos, luzes, entre outros. Essa linguagem encontra-se disponível na placa de sinalização amarela na qual Grupta põe para alertar sobre o perigo de deslize “piso molhado”, no qual todos escorregam, por não terem o hábito de ler avisos. Encontra-se também avisos de identificação nas portas dos banheiros para identificar masculino e feminino.
linguagem não verbal, identificada por não conter palavras, apenas cores, desenhos, símbolos, luzes, entre outros, encontrada na faixa amarela para indicar a distância da fila até o balcão de atendimento e nas placas para indicar telefone público.
A linguagem verbal, contém apenas palavras, por exemplo, nos livros e no próprio discurso.
“Todas as linguagens são possíveis, desde que cumpram com eficiência o seu papel fundamental – o de permitir interação entre as pessoas”.
Um momento de grande importância no filme é quando ele se depara com um conterrâneo que está preso pelos seguranças do terminal. Ele porta medicamentos na bagagem sem autorização e é solicitado a Viktor que traduza o que o rapaz tenta desesperadamente explicar. Viktor entende que os remédios são para o pai do rapaz e tenta ajudar, percebendo que apenas ele consegue estabelecer comunicação com o sujeito, ele o ajuda com a falsa informação de que os remédios são para animais e não para humanos.
Dessa forma, foi possível perceber por meio do filme, que tem um toque humorístico, que existem componentes essenciais para a realização da comunicação, e na falta de um deles o processo não terá alcançado seu objetivo final, que é transmitir a informação e ser recebido e compreendido pela outra parte que a recebe. Isso nos remete a refletir o quanto a comunicação é essencial para estabelecer relações sociais.