domingo, 30 de maio de 2010

Dados estatísticos sobre o atendimento psiquiátrico na região Nordeste do Brasil

Introdução

Com o advento da reforma psiquiátrica, os centros de atenção psicossocial começaram a surgir nas cidades brasileiras na década de 80. O centro de atenção psicossocial (CAPS), são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários cujo objetivo é oferecer atendimento diário às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes e a reinserção dos portadores de transtorno mentais ao meio social através de acesso ao trabalho, lazer exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Não há dúvidas de que a expansão da rede CAPS foi fundamental para visíveis mudanças que estão em curso na assistência às pessoas com transtorno mentais.
Especificamente na região do nordeste brasileiro, foram contabilizados 450 CAPS em funcionamento, sobressaindo o estado da Bahia, o qual, 101 cidades possuem esse modelo de atendimento representando cerca de 27,7% do total em toda região.
Quanto à redução dos leitos psiquiátricos, houve na década de 70 uma acelerada privatização dos leitos no Brasil. Em 1941, havia 21,079 leitos psiquiátricos públicos 3,034 privados. Essa número foi crescendo nesta mesma proporção até a década de 70 nessa mesma proporção aonde se chegou a calcular um numero de 47,677 leitos públicos 34,433 leitos privados. Entre tanto partir dos anos 70, houve uma inversão dramática, onde os leitos privados passam a ter um crescimento acelerado em detrimento aos leitos públicos.
O processo de desinstitucionalização de pessoas com longo histórico de internação passa a ser um caso politico no Brasil no inicio do século 90, avançando em 2002, onde foram realizados uma série de normatização no ministério da saúde.
Este método se origina por uma redução de leitos em hospitais psiquiátricos através de mecanismo que são que até então são considerados seguros.

Estratégia
O método utilizado desinstitucionalizar as pessoas com longo histórico de internação psiquiátricas avançou de forma significante, sobre tudo através da instituição pelo Ministério da Saúde, de mecanismos seguros para a redução der leitos no país e o progresso dos serviços que vão substituir os hospitais psiquiátricos.

Houve uma avaliação do ritmo de redução de leitos em todo o país, onde foram considerados os processos históricos de importação dos leitos psiquiátricos nos estados, os quais foram distribuídos em todo o Brasil.
Em suma, a distribuição dos atuais leitos psiquiátricos existentes no Brasil expressa um processo histórico relevante de implementação nos estados de um modelo hospitalocêntrico de assistência em saúde mental.
Ao verificar os números de leitos, foi possível perceber que a oferta hospitalar em sua maioria nos leitos privados representa cerca de 58 % dos leitos em psiquiatria calculado em 42,076 leitos psiquiátricos, os quais estão distribuídos em todo país. Dessa forma fica perceptível o valor desfavorável às demais regiões.
O maior índice de tradição hospitalar e a alta concentração de leitos psiquiátricos encontram-se na região nordeste do Brasil, onde se destacam os estados da Bahia e Paraíba.



• A tabela abaixo mostra detalhadamente como é feita a distribuição de CAPS nos estados do nordeste.


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA


• A tabela a seguir mostra detalhadamente como é feita a distribuição de Hospitais e leitos Psiquiátricos nos estados do nordeste.


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

Um comentário: