domingo, 30 de maio de 2010

Relatório: Reforma Psiquiátrica

A reforma psiquiátrica é um movimento sociopolítico que iniciou na década de 80 e continua instituindo novas práticas terapêuticas para pacientes acometidos de transtornos mentais, seu objetivo é ajudar esses indivíduos a recuperar a vida social. Apesar disso, o profissional de psicologia entrevistado, aponta que ainda existe uma distância entre esse movimento e a realidade.
É possível chegar a chegar à conclusão de que a proposta da Reforma está, aos poucos, atingindo o seu objetivo, entretanto, o apoio do governo é de extrema importância, e isso ainda anda a passos lentos, comparado ao aumento da necessidade de atendimento nos CAPS e nas residências terapêuticas.

De acordo com a opinião do nosso entrevistado, não somente os psicólogos precisam de melhores condições de trabalho, mas toda a equipe, pois se trata de um exercício multidisciplinar, ou seja, o sucesso no tratamento de um paciente depende da coesão de toda a equipe.

Dessa forma, fica claro que não pode ter uma visão romântica de que é possível “mudar o mundo” sem que haja, de fato, uma boa estrutura, profissionais qualificados e atualizados, equipamentos em bom estado, apoio da família e principalmente, interesse e dedicação dos governantes.

Os exemplos de atendimento nos CAPS e nas residências terapêuticas servem para mostrar que a doença mental deve ser tratada com a devida importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário